Home Care
Conheça melhor
Tratamento seguro no conforto do seu lar O serviço de Internação Domiciliar, também conhecido como “Home Care”, presta atendimento específico de saúde no domicílio do paciente, através de uma equipe multidisciplinar capaz de assisti-lo em até 24h. Desta forma, o paciente tem a possibilidade de continuar o tratamento no conforto do seu lar, conforme suas necessidades, e com um atendimento personalizado.
+ Tratamento seguro no conforto do seu lar;
+ Atendimento personalizado 24h com uma equipe especializada conforme a sua necessidade;
+ Assistência individualizada;
+ Proximidade com a sua família, casa e rotina favorecendo o tratamento e a recuperação;
O paciente é tratado fora do ambiente hospitalar e em contato com a sua família, menos exposto aos riscos de contágio de vírus e infecções hospitalares.
Ele recebe um tratamento similar ao dado em um hospital, com toda estrutura e aparelhos necessários para sua estabilidade no ambiente doméstico.
É criado uma rotina para o cuidado ao paciente envolvendo todas as suas necessidades básicas e avançadas, é um trabalho interdisciplinar e pode envolver médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros.
Durante a assistência é eleito pela família um cuidador que pode ser contratado ou escolhido entre seus familiares. Ele será treinado no auxílio do paciente para suas atividades de vida diárias: alimentação, banho, transporte, utilização do banheiro e etc.
Os quadros clínicos que geralmente têm indicações para tratamento em Home Care são:
+ Pacientes estáveis que precisem completar tratamento sob supervisão médica e de enfermagem;
+ Limitações decorrentes do quadro clínico que necessite treinamento do paciente e do cuidador sob às novas condições;
+ Término de terapia injetável;
+ Realização de curativos diários;
+ Necessidade de aparelhos para suporte de vida;
+ Portadores de doenças crônicas com histórico de reinternações frequentes;
+ Processos infecciosos prolongados ou recidivantes;
+ Cuidados paliativos;
+ Pacientes com doenças crônicas e/ou degenerativas.
– Monitoramento 24×7: 24 horas por dia, 7 dias por semana;
– Profissionais qualificados: treinamento constante;
– Sem terceirização de colaboradores: melhor tempo de resposta às demandas, sejam elas de profissionais (urgência e emergência) ou materiais;
– Equipamentos de alta qualidade: homologados pelos fabricantes e orgãos responsáveis;
– Atenção ao paciente: atendimento realizado com amor.
Existem diversas legislações que regem o serviço de Home Care, confira:
Portaria nº 2.416 da Agência Nacional de Saúde (ANS), de março de 1998. Estabeleceu requisitos para credenciamento de hospitais e critérios para realização de internação domiciliar.
Lei Complementar 10.424, de 15 de abril de 2002, que criou no Sistema Único de Saúde (SUS) o atendimento e a internação domiciliar.
Resolução de nº 270/2002, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), regulamenta as empresas que prestam serviços de enfermagem domiciliar no Brasil.
Resolução de número 386 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), também de 2002, dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito de assistência domiciliar em equipes multidisciplinares.
Resolução nº 1.668/2003, em maio de 2003, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu normas técnicas necessárias à assistência domiciliar de paciente, definindo as responsabilidades do médico, do hospital, de empresas públicas e privadas, e a interface multiprofissional neste tipo de assistência.
Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) de nº 11, publicada em 26 de janeiro de 2006, na qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a regulamentar o funcionamento dos serviços.
MAIS QUALIDADE – MAIS SEGURANÇA – MAIS CREDIBILIDADE